Contato: (49) 3323-0475 | (49) 98836-9028

O Papel dos Sindicatos e Seus Direitos.

Representação e contribuição sindical, direitos e alterações após reforma trabalhista

PAPO DE ESPECIALISTA

Veja quais são os direitos trabalhistas e papel dos sindicatos

Publicado em 06/06/2024 às 10:10Atualizado em 07/06/2024 às 10:23 Os sindicatos são associações que reúnem pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Então, existem sindicatos de trabalhadores, como por exemplo, carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc, e também de empresários, conhecidos como sindicatos patronais.

Seu principal objetivo é garantir os interesses econômicos, profissionais, sociais e políticos dos seus associados. Além disso, ele também é responsável por negociar salários e benefícios, estabelecer convenções coletivas e acordos coletivos, organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e condições de trabalho de cada categoria.

Criada em 1940, a contribuição sindical, pelo então presidente Getúlio Vargas, e está prevista no artigo 579 da CLT, também conhecida como imposto sindical, é uma contribuição descontada da remuneração dos trabalhadores uma vez por ano. Durante muito tempo a contribuição sindical foi obrigatória para todos os trabalhadores celetistas, e era sempre descontada no mês de março, num valor equivalente a um dia de salário do funcionário.

Contudo, uma mudança na lei trabalhista em 2017 fez com que a contribuição sindical passasse a ser opcional. E mesmo assim após essa alteração, o assunto ainda divide opiniões e traz muitas dúvidas contribuição sindical é um valor descontado do salário do funcionário, contratado sob regime CLT, destinado ao sindicato da categoria profissional pela qual ele é representado entre outras entidades.

Até 2017, a contribuição sindical era obrigatória, e deveria ser paga por todos os trabalhadores celetistas no mês de março. Porém, com a proposta da Reforma Trabalhista aprovada, a obrigatoriedade dessa contribuição passou a ser opcional.

Essa contribuição serve para que as entidades que a recebem, possam prestar um apoio ao trabalhador, atuando e defendendo os seus direitos e interesses. Todo valor arrecadado com a contribuição sindical é distribuído entre algumas entidades, a lei determina que seja distribuída nessa proporcionalidade:

5% para a confederação correspondente;

10% (dez por cento) para a central sindical;

15% (quinze por cento) para a federação;

60% (sessenta por cento) para o sindicato respectivo;

10% (dez por cento) para a ‘Conta Especial Emprego e Salário’ (CEES).

Como você notou, a maior parte dessa arrecadação vai para o sindicato respectivo à categoria de trabalho do funcionário.

Em caso de representação jurídica coletiva em ações trabalhista o sindicado deve prestar assistência judiciária a categoria de classe que mesmo foi constituído, fornecer a numeração de processos a cada um dos trabalhadores prestar contas e informações claras quanto aos feitos processuais.

O trabalhador é o titular da ação podendo a qualquer tempo solicitar essas informações ao sindicato que integra ou o represente, até mesmo no balcão do tribunal trabalhista onde tramita seus processos.

Consulte sempre um advogado.

Fonte/Creditos: Portal da Cidade Cabreúva

Repost, Sintratuh Chapecó

Mais Notícias

Trabalho aos domingos e feriados terá novas regras a partir de julho

Nova portaria determina que sindicatos de empregados e empregadores deverão estabelecer as condições específicas para o funcionamento nesses dias. Por Adelina…

DEZ MOTIVOS PARA SE ASSOCIAR

DEZ MOTIVOS PARA SE ASSOCIAR

Aqui estão dez vantagens de pagar a contribuição sindical e ser associado a um sindicato: Lembrando que os benefícios podem…

Acórdão Gorjetas

Acórdão Gorjetas

O Processo Nº TST-RR-100696-80.2020.5.01.0037 R1 refere-se a uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que aborda a questão das…

O Papel dos Sindicatos e Seus Direitos.

O Papel dos Sindicatos e Seus Direitos.

Representação e contribuição sindical, direitos e alterações após reforma trabalhista PAPO DE ESPECIALISTA Veja quais são os direitos trabalhistas e…

Homenagem ao Dia do Trabalhador

Homenagem ao Dia do Trabalhador

Homenagem dos sindicato Sintratuh Chapecó aos Trabalhadores pelo Dia do Trabalhador. Em nome do SINTRATUH (Sindicato dos Empregados no Comércio…

Trabalho aos Feriados

Trabalho aos Feriados

Novo texto irá dispensar apenas setores considerados essenciais da necessidade de acordo prévio com sindicatos, exceções podem passar de 200…

Sintratuh Chapecó

Trabalhador protegido, empresa fortalecida. Esse é o compromisso do SINTRATUH!